domingo, 23 de agosto de 2015

O Clamor do Povo Hebreu

A libertação tão sonhada pelos Hebreus 


Muito antes de nascimento de Moisés, os hebreus vem sonhando com a tal liberdade e a vontade de ir embora para a terra prometida.
A história conta o tamanho sofrimento deste povo e o castigo que seu soberano dava a eles, com trabalhos pesados e pouca comida.
Deus apareceu para Abraão, Isaque e Jacó, fazendo uma aliança para com eles, para lhes dar a tão sonhada terra de Canaã, a terra que habitaram como peregrinos.
E a história já começa com promessas a terra de Canaã que o povo hebreu até então ainda não havia conseguido e mesmo assim os hebreus nunca perderam a sua fé pelo tão sonhada conquista que um dia iria acontecer, não importaria quanto tempo iria demorar.
Mesmo com tanto sofrimento, o Rei do Egito decretou que mulheres na hora do parto darem a luz a um menino que seus oficiais pegassem todos os bebês do sexo masculino e os jogassem ao rio e assim foi feito, de menos um que seria Moisés que foi pego pela filha do Rei.
O tempo foi passando, e Moisés virou príncipe Egípcio, tendo uma boa educação, sem saber que era um hebreu, foi vivendo uma vida em que acreditava ser sua, lutou grandes batalhas, defendeu o Egito com muita coragem. Do outro lado, na vila dos hebreus, vivia a sua verdadeira família que passa dificuldades.
Um belo dia, a esposa de Uri, tomou a coragem e contou toda verdade ao Príncipe Moisés, contando quem era a sua verdadeira família, que não havia morrido como sua mãe adotiva a princesa havia lhe dito, mas que sua família estava viva e mora na Vila dos hebreus.
Acreditando na história que esposa de Uri o contou, Moisés queria conhecer a sua verdadeira família, e saiu a sua procura, encontrando seus pais em sua casinha humilde, daí por diante Moisés decide deixar o palácio e viver com seu povo.
Nessa época, Moisés já era um homem feito, saiu a seus irmãos e viu um certo egípcio e os seus labores penosos espancando um hebreu. Vendo que não havia ninguém por perto, um olhou para o outro e mataram o egípcio. 
Faraó informado pelo o acontecido, mandou seus oficiais irem atrás de Moisés para matá-lo, caso seja encontrado, e assim Moisés foge do Egito e vai embora para Midiã.
Em sua chegada em Midiã, viu que as filhas do Sacerdote, que foram tirar água e encher os bebedouros para seus rebanhos beberem água e presenciou uma cena muito triste em que os pastores as enxotaram dali, vendo aquilo, Moisés se levantou para defender as filhas do Sacerdote, onde acabou se casando com uma das filhas e tendo dois filhos.
Enquanto Moisés, refazia sua vida em Midiã, os Hebreus estavam vivendo os piores anos de suas vidas, o mais novo Rei do Egito, ao invés de melhorar as condições dos hebreus, acabou piorando a situação de todos eles.
Arão, revoltado com a situação, chamou por Deus e clamou por ele, questionando se havia esquecido de seu povo, porque os deixastes viver dessa maneira com tanto sofrimento? Deus então lhes respondeu: Arão, irás encontrar teu irmão Moisés no deserto para cumprir uma missão.
Em midiã, enquanto Moisés levava seu rebanho para o lado ocidental do deserto, resolve subir a montanha e ali recebe ao chamado de Deus para que ele liberte seu povo, mas essa missão não seria nada fácil. Quando for encontrar com Faraó terás que pedir que liberte meu povo para celebrar por 3 dias o seu Deus. Naquele mesmo dia, Deus concedeu poderes a Moisés.
Moisés regressa a Egito para a tal missão de libertar seu povo e conversar com Rei do Egito para lhe dar permissão para levá-los ao deserto.
Em sua volta para Egito, o ex príncipe encontra com teu irmão Arão que com ele irá conversar com faraó sobre a sua missão, chegando a vila dos hebreus, seus familiares ficam felizes em revê-los e então Moisés os conta que missão ele veio cumprir.
Todos na vida desde então, sabiam que não seria fácil a sua libertação, poderia sim Moisés conversar com o rei na esperança de dar permissão para que seus escravos pudessem adoram por 3 dias o seu Deus.
A esperança desse povo, foi crescendo de que um dia sairiam dali, a felicidade de saber que seu libertador havia chegado para liberta-los daquela vida sofrida, começaram a sonhar com sua liberdade e que seria possível.
Moisés e Arão, foram conversar com o Rei do Egito para lhes pedir permissão para levar seu povo para adorar seu Deus por 3 dias no deserto.
Negando seu pedido, o Rei decretou um castigo aos seus escravos dizendo o seguinte: Daqui por diante, não torneis a dar palhas  ao povo, para fazer tijolos, como antes; eles mesmo  que vão  e ajuntem a palha para si.
O que eles não contavam é que mesmo unidos, eles não conseguiram terminar suas tarefas, e ao final do dia os chefes dos escravos representando seu povo, foram escolhidos para serem castigados.
Será que os hebreus irão conseguir sair do Egito?

Conclusão: Nunca perca a fé quando quer conseguir alguma coisa, acredite em seu objetivo sempre, lute com a maior arma que você pode ter: FÉ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário