sexta-feira, 16 de junho de 2017

Festa de Saum Joaum

Ôh côs boa dimais sô!!

 Festança, brincadeira, comida, docis, dança, pega seu par e bora quadrilhar persoá!

Óiaaa, todo mundo animado né mês? Tumém, quem não havera de tá? Junho chegou meu povo e minha pova, e aqui na cidade de Forrozina, os persoá tudo já estaum pré-paranu aí os festejus de Saum Joaum, é cós dimais, cês pensa? Óh, sou már ducado naum, eu tô é feliz e danado de ansiedade para que o dia chegui, meu nome é Zequinha, prazer cunhecer ocês!


Aqui onde moru, miéus conterrânis saum tudo como eu, simpres, humides, e muito ónestin, samos trabáiador num sabe? I quando chega o mês de junho, aí que os povos fica arretado de felicidade, é a maiô festança de Forrozina, hahaha, querem saber onde fica? Onde judas perdeu as botas, nem ixisti nos mapa, mas cumo tava dizenu percês, os festejus aqui tem muita fartura, muita comida, docis, tem quentaum, rôs docis, canjiquinhas, e muitos caldis, baum di mais!!!

Ôh só, acontece de um tudo na festa, xiiii...se eu contar...sobra ninguém naum, eu principarmenti! Cá pernós? Se Aninha sabê, hahahahaha.. tô sortero, verdade, verdadera. É festa pros sorteros, namoradus, casadus e inrroladis... cada côs, miór nem dizê nada...hahaha.. magina.. eu Zequinha dá di fofoquero, possu naum.

Assim, a parti que amo é a hora da dança, a quadrilhá mês, oni mieu cumpadi Zelelco, começa a falá: Óia cooooobraaaa!! hahahahaha, as muerada pula nos braçu dagente que é uma belezuraaaa..hahahaha... más já tenhu par, a minha doci frô de maracujá Aninha, frô di furmusura, todo ano nóis fais par, e eu gosto né? Foi assim que cunheci Aninha, largu diela naum, jeitu ninhum..

Intaum, povo e pova, vou indi pusquê tá na hora de ajudar nos feites da rua, colcar balaumzinhos, bandirinhas, fazê fuguera arta, muntar palanque, xiiiii... munte di côs, cês nim magina, que trabaiera que dá rrumar essas cós... bam vô inu... dispois vorto pra contar comio foi a festança de saum joaum! Inté, Zequinha!

Pilar Mariosa Bastos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário