terça-feira, 25 de abril de 2017

Época Boa

A minha doce infância

Brincadeira de criança, como é bom, como é bom, paz, amor e esperança... (Grupo Molejo)

Volto à minha infância amada e querida, revivo fatos de quando era pequena, das brincadeiras inocentes, dos desenhos animados que assistíamos, dos programas infantis e educativos que existiam naquela época. Feliz daquele, que guarda em suas memórias, as melhores lembranças de sua infância.

Recordo-me, perfeitamente, parte da minha história, relembro-me alegremente de como sentia livre por poder colocar os pés na rua, brincar de queimada, rouba bandeira, pique-pega, esconde-esconde, ou pique altinho, batata quente, passar anel e pular corda. Como é bom, retornar ao passado e trazer de volta a pureza que existia dentro de mim.

Estava a pensar comigo esses dias, pena que tudo que é muito bom passa rápido, a infância de uma certa maneira é a melhor fase que a criança deve aproveitar de verdade, o triste dessa história, é que acaba e ao percebermos, estamos vivendo a realidade da vida, o amadurecimento e crescimento pessoal. Certo dia, estava assistindo televisão, ao trocar de canal, senti uma emoção enorme, ao ver o programa que estava a passar: Sítio do Pica-Pau Amarelo, ali voltei as melhores fases da minha vida.

Naquela hora, pude regressar-me aos meus seis anos de idade, onde adora assistir o melhor conto de Monteiro Lobato, novamente passando na tv, adora seus personagens: Dona Benta, Rabicó, Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Saci Pererê e muitos outros que faziam a nossa imaginação ir longe, como disse: pena que tudo tem um fim mirabuloso, nada perdura, somente nos livros que são as heranças melhores que podemos guardar.

Se fizermos alguma comparação com o hoje e o passado, pergunto: O que sobrou de bom daquela época? O que hoje as crianças tem de proveito? Na minha opinião, as crianças do século XXI, não tem mais a liberdade que nós, não podem brincar nas ruas, o perigo corre solto em todo lugar, poucas tem acessibilidade aos livros, aos programas educativos e até mesmo escolas, já outros, tem acessos a internet, ficam presos aos aparelhos eletrônicos, onde fica à infância destes que infelizmente não conhecem o valor da sua infância? Eles terão histórias para contar em seu futuro?

Felizes são aqueles que tiveram a oportunidade de viver a melhor fase da vida, pois este, aproveitou todos os momentos, pode juntar cada aventura vivida, e podendo assim compartilhar com aqueles que também passaram por isso. Feliz daquele que soube brincar, tirar proveito das leituras e cantar as melhores cantigas de rodas, este sim, foi feliz, alegre, este teve Infância!!

Pilar Mariosa Bastos


Nenhum comentário:

Postar um comentário